Infelizmente, Jean Piaget não deu prosseguimento à essa linha de investigação. "O Juízo Moral na Criança" passou a ser praticamente uma obra solitária em meio a vasta produção piagetiana, que abordou em sua quase totalidade a temática do desenvolvimento cognitivo.
Alguns outros pesquisadores, entretanto, partiram deste "pontapé" inicial, dado por Piaget, e tentaram desenvolver as idéias férteis, porém incompletas, contidas no livro de 32. Dentre estes pesquisadores, certamente o mais conhecido internacionalmente foi o psicólogo norte-americano Lawrence Kohlberg. Entre nós, aqui no Brasil, tanto o professor Yves de La Taille como a professora Maria Suzana de Stefano Menin (que apresentam os vídeos) se dedicam às pesquisas psicológicas sobre moral, sob a inluência da teoria piagetiana.
Compreender o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes em idade escolar é de fundamental importância para aqueles educadores que buscam uma formação mais integral de seus alunos, que não esteja llimitada pelas competências cognitivas que são historicamente as mais valorizadas pela escola. Em um plano um pouco mais imediato, ajuda também a compreender e a lidar com um problema recorrentemente citado pelos professores como um dos que mais dificultam o trabalho pedagógico, a saber: a indisciplina.
Mais um pouco:
Nenhum comentário:
Postar um comentário